Notícias
FloripaSeg | O que é técnologia HDCVI - FloripaSeg
15288
single,single-post,postid-15288,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.1.2,vc_responsive

O que é técnologia HDCVI

O que é técnologia HDCVI

18:52 05 junho in Sem categoria
0 Comments Técnologia de ...

Técnologia de cameras de segurança que permite através do cabeamento coaxial obter a imagem com qualidade HD

e FULL HD

 

Até agora, as aplicações analógicas tinham como vantagens fundamentais frente a outras tecnologias o baixo custo e o fato de que permitiam aproveitar infra-estrutura já desenvolvidas ao utilizar meios de transmissão e mecanismos tradicionais no mundo da vídeo vigilância. No entanto, os standars de vídeo de alta definição aos que evoluem na indústria estavam até agora fora do alcance das soluções analógicas.

HDCVI (High Definition Composite Video Interface, o Interfaz Composta de Vídeo de Alta Definição) é uma tecnologia com o objectivo de superar esta desvantagem, acrescentando ás vantagens características dos dispositivos analógicos a capacidade de oferecer resoluções da alta definição para oferecer uma solução adaptável a todo tipo de exigências e aplicações.

Tipicamente, o sinal de vídeo que se transmite numa instalação analógica tradicional através de cabo coaxial tem um formato conhecido como CVBS ou, simplesmente, vídeo composto. Este formato só permite oferecer vídeo (sem possibilidade de incorporar sinais de áudio) e em definição standard, normalmente 576i para o standard PAL.

Tendo em conta as limitações do sinal CVBS, HDCVI oferece prestações próprias da vídeo vigilância moderna sem sacrificar os aspectos que contribuiram para osucesso da tecnologia analógica ao longo de todos estes anos.

As principais características de HDCVI são:

 

  • Suporte para resoluções de alta definição (1080p e 720p): Inclusive os requerimentos mais exigentes podem ser satisfeitos com equipamento HDCVI, que permite captar detalhes que até agora só estavam ao alcance de outras tecnologias, como HD-SDI ou IP.
  • Maior distância de transmissão: HDCVI utiliza uma nova modulação para transmitir o sinal, mais imune à atenuação própria do meio coaxial e ao ruído e as interferências produzidas por outras ondas electromagnéticas.
  • Combinação de múltiplas ondas no mesmo meio de transmissão: As ondas essenciais em toda instalação de vídeo vigilância,o vídeo, o áudio e, inclusive, as ondas de controlo, se transmite por meio do mesmo cabo coaxial, o que simplifica em grande medida o desenvolvimento das novas instalações e poupa o custo dos fios. Sob a mesma onda analógica que se utiliza para a transmissão de áudio e vídeo, HDCVI acrescenta um canal bidireccional para a comunicação de comandos de controlo entre o receptor e os componentes emissores, que permitem operações tais como o controlo PTZ, controlo de enfoque e envio de alarmes em tempo real, entre outros.
  • Compatibilidade com CVBS: Alem das resoluções 1080p e 720p de alta definição, os dispositivos HDCVI também podem configurar-se para utilizar o formato CVBS a resoluções inferiores, pelo que é possível usa-los em instalações que já tenham o equipamento prévio que não suportem HDCVI.


Para aproveitar a infra-estrutura já desenvolvida, HDCVI não requer modificação do desenho básico próprio de qualquer instalação de vídeo vigilância baseada em tecnologia analógica. Uma instalação HDCVI tem o mesmo aspecto que uma instalação tradicional, é dizer, uma topologia em estrela em que as câmaras são os emissores e o equipamento de gravação, que ocupa o centro de desenvolvimento, é o receptor.

Comparação com sistema analogico (SD) e digital (HDSDI)

A seguir podes ver três gráficos ilustrativos que mostram as diferenças entre eles.



Três aspectos fundamentais:

Qualidade: A qualidade mais impressionante do HDCVI é sua capacidade de oferecer resoluções de alta definição sob sinais analógicas, o que permite qualidades superiores ás câmaras de 1000TVL, o máximo actual nas câmaras analógicas convencionais. No entanto, e apesar do HDCVI suportar resoluções de até 1080p, comprovamos experimentalmente que a qualidade de uma instalação HD-SDI configurada a 1080p é ligeiramente superior pelo que se trata de uma tecnologia digital.

  • Custo: Um dos pontos fortes do HDCVI é o custo. Entre tanto em dispositivos HDCVI capazes de oferecer resoluções de 720p, a relação custo/qualidade melhora sensivelmente com respeito a instalações analógicas convencionais.
  • Fios: Em quanto a distância máxima de fios, HDCVI oferece o melhor equilíbrio entre a versatilidade do sinal analógico tradicional e a qualidade do HD-SDI, com distâncias consideráveis e qualidades superiores.