Notícias
FloripaSeg | Camera IP - Aplicação e tecnologia - FloripaSeg
15347
single,single-post,postid-15347,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.1.2,vc_responsive

Camera IP – Aplicação e tecnologia

Camera IP – Aplicação e tecnologia

00:00 17 junho in Business
0 Comments Camera de video e ...

Camera de video e o produto destinado a captura e transmissão de imagem.

O IP (Internet Protocol) é o principal protocolo de comunicação da Internet. Ele é o responsável por endereçar e encaminhar os pacotes que trafegam pela rede mundial de computadores.

Cada câmera ou servidor ou equpamento conectado a rede ou internet tem seu endereço IP e é desta forma que é identificado na rede.

A Câmera IP utiliza a comunicação IP para transmitir o vídeo e/ou áudio.

Assim, cada câmera IP tem seu endereço IP, desta forma pode ser acessada pela rede/internet,

A maioria das câmeras IP tem seu WebServer, permitindo ser configurada e acessado as imagens pelo browser, como o internet Explorer.

Quanto a definição das imagens, nas cameras IP é medido em MegaPixel, existindo de  0,3 MP, utilizada em cameras standalone residencial,

a cameras de alta definição, como utilizadas em estadios, de 25MP. O vídeo sobre IP é virtualmente sem restrição.

Assim,  a diferença básica entre o CFTV IP e um CFTV Analógico que é a forma que as imagens são transmitidas. No CFTV Analógico isto acontece, como o próprio nome diz,

de forma analógica. O sinal de vídeo é transmitido utilizando-se o padrão NTSC (em alguns países pode ser o PAL) .

 

No CFTV Analógico ou HDCVI, o gerenciamento e armazenamento das imagens é feita pelo DVR (Digital Video rec0rd), enquanto

que para as cameras IP é geralmente por NVR (Network Video Record)  ou em servidor com software gerenciador, como o Digifort.

 

Uma outra grande vantagem da rede IP é justamente para agregar o segundo ponto importante da nova geração do CFTV: a facilidade de transmissão.

Como a transmissão é digital, por rede, não há limite na distância. Por isto utiliza-se rede por cabo, fibra-óptica, internet, de acordo com cada projeto.

 

Redes IP hoje são comuns até mesmo em residências, qual empresa conseguiria hoje trabalhar sem uma rede de computadores e servidores? Apenas olhando por este ponto de vista já fica claro que o CFTV IP se utiliza de um tipo de infra-estrutura existente em qualquer empresa.

Logicamente nem toda rede está adequada ou tem abrangência necessária para todos os pontos de CFTV, porém se houver uma base a ser aproveitada isso já irá representar uma grande redução de custos de implantação.

Por usar uma plataforma aberta, rede de dados IP, temos que entender que a ligação de um CFTV IP não está restrita a cabos UTP de 100 metros ou fibras ópticas, temos disponível o recurso dos rádios digitais, equipamentos capazes de transmitir sinais por quilômetros se necessário.

Façamos um exercício de raciocínio… Imaginemos que precisamos instalar um sistema de CFTV para monitora o perímetro de uma empresa. Utilizando um CFTV Analógico teríamos que fazer grandes lances de tubulação, usar fibras ópticas com conversores de vídeo ou então cabos UTP com conversores ativos.

Teríamos um elevado custo e tempo de montagem de tubulações, gasto com canos, escavações, abertura e reconstituição de piso, sem contar a mão de obra relacionada. Temos que calcular ainda que este cabeamento metálico (no caso dos UTPs) tem vida útil restrita e exigirão troca. Vamos pensar ainda que se precisar ampliar o sistema novos cabos serão passados, isto se a tubulação comportar…

Agora vamos pensar que podemos trocar todo este trabalho por um simples link de rádio do ponto da câmera até a central de monitoramento ou servidor. Sem tubulações, sem cabos, sem mexer em piso. Muito mais rápido e barato.

Neste ponto o objetivo é perceber que o custo de um sistema de CFTV não pode ser avaliado pelo custo da câmera, mas pelo TCO (Custo Total de Propriedade) dele.

Já executamos diversos projetos onde o CFTV IP teve um TCO mais barato que um sistema analógico justamente no conjunto com a infra-estrutura e custos acessórios do projeto.

Quanto se utiliza a rede de dados existente na empresa estes custos acessórios caem drasticamente, ficando em muitos casos praticamente zerados. Estaremos então comparando o custo da câmera IP, mais cara que a analógica, contra a câmera analógica e todos os custos que a cercam.

Coloque agora na balança toda a qualidade de imagem do CFTV IP e terá o sistema ideal para seu próximo projeto ou ampliação de CFTV.

Conexão camera IP

Conexão camera IP